Em um novo contexto social, aonde muitas questões sociais estão sendo pautadas globalmente trazendo o debate à tona a diversas culturas e sociedades, a presença das novas gerações faz-se necessária nestas discussões e traz esperança para uma mudança concreta no mundo.
Nas últimas décadas os jovens sentiram-se mais ligados a temas socioambientais e ficaram de frente em muitos movimentos significativos, grandes e pequenos, que trouxeram mudanças sociais a maioria dos países.
Historicamente, os jovens sempre tiveram que acatar ordens e entender que a palavra e a decisão de um adulto era de certa forma, algo definitivo, “sem volta”. Mas com o desenvolvimento rápido das sociedades e o inconformismo com a realidade atual crescendo, a voz da juventude viu-se obrigada a ser ouvida.
Hoje, governos e instituições, reconhecem que o trabalho jovem para o processo da transformação social global é de suma importância. Os jovens, por sua vez, compreendem que se empoderar é poder ocupar espaços sociais que antes eram impenetráveis, que resistir é mudar.
Poder saborear essa liberdade de expressar-se e colocar na mesa assuntos que antes eram considerados preceitos máximos e debatê-los livremente lhes oferece a força necessária para seguir com o movimento e com seus sonhos.
Na Defensores do Planeta, os jovens assumem seu espaço como idealizadores e percursores da mudança. O trabalho voluntário é uma das formas mais efetivas de resistência, é a maneira de sair da fala e ir à pratica, de pôr a “mão na massa” e levar formação e informação a outros grupos de jovens e adultos.
O coordenador da equipe de voluntários Jovens em ação da Defensores, de 21 anos e morador da zona oeste do Rio de Janeiro, acredita no potencial da juventude:
“A transformação social surge da necessidade da mudança, do inconformismo com a realidade social em que o individuo está inserido. E a juventude é um dos muitos olhares sobre essa realidade, visando muitas da vezes ângulos sociais que as demais faixas etárias não possuem percepção. O trabalho voluntário da juventude da ONG Defensores do planeta surge como uma importante ferramenta de inserção e transformação social para a Zona Oeste, onde enquadra-se uma juventude regional que anseia pela transformação local. Uma zona oeste em que a juventude possua oportunidades e se sinta acolhida e representada. Essa é a nossa função, levar informação e formação para que haja a ação e transformação”, diz Gabriel Silva Guimarães.
Percebendo que a força da juventude somado ao trabalho coletivo é a resposta para um mundo mais justo e igualitário, e o que o jovem não é o futuro, mas sim o presente, será lançada a campanha “Juventude Presente”.
A campanha, associada ao Fórum Social Mundial 2018, tem o objetivo de divulgar o trabalho coletivo desses jovens nos espaços e movimentos a que eles pertencem, como também a atuação dos mesmos dentro do fórum social.
Se desejar saber mais e quiser participar, acesse nossas redes sociais e acompanhe nosso trabalho.
Autor: Kaique César de Almeida Bragé.