Nas próximas semanas, a Defensores do Planeta estará embarcando em uma nova jornada rumo ao nordeste do país, especificamente rumo a conhecida “Cidade da Bahia” para estar participando do Fórum Mundial Social 2018 (FSM), que neste ano acontecerá em Salvador, entre os dias 13 e 17 de março.
O evento é um espaço de debate totalmente democrático que reúne movimentos sociais de todo o mundo para discutir e elaborar alternativas para uma transformação social global, que neste ano vem trazendo o tema “Resistir é criar. Resistir é transformar“. E nesta edição, a Defensores do Planeta estará presente junto a sua Equipe de Voluntários Jovens em Ação para participar desta ação transformadora mundial.
Serão cinco dias de atividades contínuas em diversos lugares da cidade, que transitarão entre bairros nobres e as periferias soteropolitanas. A Defensores fará parte de ações com a sociedade civil da América Latina e também abordando temas socioambientais.
Formando esta equipe estará presente o Diretor Executivo, Mauro Pereira, e também os voluntários, Kaique Bragé e Monique Paixão. Jovens moradores da zona oeste do Rio de Janeiro, que este ano estarão representando a juventude carioca no FSM, cooperando com os debates e ações empoderadoras dentro do fórum.
“Eu estou muito ansiosa. É minha primeira vez no Fórum Social Mundial e espero que não seja a última. Sei da importância da minha participação juntamente com a equipe, que é representar os jovens da zona oeste do Rio. Vamos para denunciar e protestar, mas também para aprender” , diz a voluntária e estudante, Monique Paixão.
Outro membro muito animado é o também estudante de 20 anos, Kaique Bragé:
“Estamos muito animados! Nós entendemos a necessidade da ação empoderadora para a mudança, e por isso esperamos que nossa participação no FSM possa nos ajudar a ser geradores de mudanças e transformadores da realidade social”, declara o voluntário.
A Defensores acredita que emponderar jovens é o melhor caminho para alcançar a transformação social e por isso está preparada para mais esta edição.
Autor: Kaique César de Almeida Bragé.
Voluntário, membro da Equipe Jovens em Ação.