Iniciativa do programa das nações unidades do meio ambiente (PNUMA), a campanha passaporte verde utiliza o apelo do turismo para a promover mudanças nos atuais padrões de consumo e produção.
Responsável por cerca de 10% do PIB mundial, de acordo com a Organização mundial do turismo (OMT), o setor de turismo é essencial para o alcance do disposto pelo processo de Marrakesh (2002), que estimula que os estados membros das nações unidas desenvolvam programas para promoção de novos padrões de consumo e produção.
Com o objetivo de promover ações de sustentabilidade no turismo e estimular o consumo consciente, a campanha passaporte verde foi criada em 2008 para servir de ferramenta aos países empenhados em investir em boas práticas no setor. A iniciativa surgiu como uma parceria do PNUMA, os ministérios de meio ambiente e do turismo do Brasil, o ministério de meio ambiente francês e outros parceiros.
No brasil, uma nova edição foi lançada em 2012 durante a semana mundial do meio ambiente, promovida pelo PNUMA no país na semana que antecedeu a conferencia das nações unidas sobre o desenvolvimento sustentável (Rio+20). Um evento no Cristo Redentor, Rio de janeiro, com a presença da ministra do meio ambiente, Izabela Teixeira, do então ministro do turismo, Gastão Dias Vieira, e do diretor – executivo do PNUMA, Achim Steiner, marcou o lançamento da campanha.
Em comum entendimento PNUMA e o governo brasileiro identificaram a Copa do mundo do Brasil de 2014 e as Olimpíadas de 2016 como uma grande oportunidade para potencializar o passaporte verde. A expectativa era que a campanha pudesse estimular cerca de 600 mil turistas estrangeiros previstos para visitar o Brasil além dos 3 milhões de brasileiros que deveriam viajar pelo país.
“ O passaporte verde está firmemente ancorado no objetivo global do PNUMA em acelerar uma mudança voltada para o consumo e produção sustentáveis. Com a campanha queremos aumentar a consciência do consumidor quanto ao seu potencial em contribuir para o desenvolvimento sustentável e estimular os setores produtivos a oferecerem produtos e serviços alinhados com este objetivo”. Achim Steiner – Diretor executivo do PNUMA
Assista ao vídeo no YouTube da campanha Passaporte Verde nos Jogos Olímpicos.
Fonte: MMA e PNUMA