Ecosoc comemora 70 anos com atenção no desenvolvimento sustentável

Foto: ONU/Evan Schneider

No dia 22 de janeiro de 2016, o ECOSOC completou 70 anos, com direito até bolo.

Conselho Econômico e Social da ONU faz aniversário olhando para o futuro; presidente do órgão fala sobre papel central do Ecosoc no combate à pobreza, à desigualdade social e à mudança climática.

O Conselho Econômico e Social das Nações Unidas está celebrando 70 anos. Numa cerimônia na sede da organização, em Nova York, o presidente do órgão destacou o “papel central” do Ecosoc para o alcance dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS.

As metas buscam acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e combater a mudança climática pelos próximos 15 anos. O presidente do Ecosoc, Oh Joon, declarou no aniversário que o órgão precisa aprofundar seu trabalho com países-membros para “transformar o mundo em benefício da humanidade”.

Recomendações

A primeira reunião do Ecosoc foi em janeiro de 1946 em Londres. Desde então, o órgão, formado por 54 países-membros (que tem mandato rotativo), serve de plataforma para a ONU tratar de questões sociais e ligadas à economia global.

O presidente Oh Joon explicou que a principal função do Ecosoc é formular recomendações aos países-membros da ONU e coordenar ações ligadas ao desenvolvimento.

Eliminar Causas

Na cerimônia de aniversário, o vice-secretário-geral da ONU falou sobre a arquitetura da sala do Ecosoc. Segundo Jan Eliasson, “parte do teto não foi finalizada, como um lembrete de que o trabalho do órgão continua sendo necessário” para o mundo.

Ele também mencionou uma frase do ex-secretário-geral Dag Hammarskjöld: “Enquanto o Conselho de Segurança existe para resolver conflitos, o Conselho Econômico e Social existe para eliminar as causas dos conflitos”.

Fonte: Rádio ONU